quarta-feira, janeiro 06, 2010

É tudo novo de novo

"Se os fatos me desmentem, pior para os fatos." 
(Nelson Rodrigues)

Ontem assisti uma entrevista do Gay Talese para o Roda Vida - um excelente programa de entrevistas do Canal Brasil, aliás. E neste programa, o escritor e jornalista pontuou algumas perspectivas humanas de forma simples e completa. Eu fiquei pasma! É, fiquei mesmo. Não saberia dizer como este senhor se comporta em casa. Também não saberia dizer se a vida é realmente espontânea para ele como ele mesmo justificou. O ponto é que fiquei encantada. Os astrólogos dizem que o meu signo, ascendente e lua sugerem alguém que faz planos e mais planos e que muda de opinião (constantemente) de acordo com a maré. Acho que - de certa forma - essa afirmação faz sentido. Gosto de fazer planos. Não aqueles planos soltos ou impossíveis como os do desenho Pink e o Cérebro. Não.



Quando penso em planos, hoje, procuro ser um pouco mais realista. Aprendi com o tempo que é preciso ter dinheiro para concretizar alguns sonhos. Isso é péssimo para o sonhador, mas é desta forma que a banda toca: é preciso money, mufunfa, o faz-me-rir, o cascalho. Todo início de ano é a mesma coisa: a vibe de positividade me invade, acho que tudo de bom vai rolar, que 'desta vez vai'. Mas pra falar a verdade, ano passado e o retrasado eu não senti isso de forma completa. Talvez porque estivesse triste, descompensada. De uns tempos pra cá tenho me sentindo mais eu, mais meus planos, mais a mão na massa - período em que me encontro agora. Aliás, eu tenho acreditado que alguma coisa vai mudar (pra melhor) pra ontem. No fundo, no fundo, talvez seja apenas algum tipo de pensamento compensatório pelo tempo que fiquei só levando lambada, alguns 'quem sabe?', vários nãos e pelas esperas intermináveis de situações que nunca chegaram a se definir. "O que não se define, definido está", já dizia o ditado. Pra mim, se me perguntarem 'como vai ser este seu ano, Adriana?', a resposta já está na ponta da língua, afiadíssima: agora é a minha vez!

"Eu não tenho nada/ Quero ver Irene rir/ Quero ver Irene dar sua risada." http://bit.ly/5XroZ6