quarta-feira, julho 29, 2009

Dos tempos de hoje

Monteiro Lobato em dois tempos:

1) No Brasil subtrai-se; somar, ninguém soma. (Urupês, 1918)
2) Um país se faz com homens e livros. (América, 1932)


É lamentável ver que o Brasil não saiu do seu estado de 'Velha República' - quem manda matar ou prender por aqui ainda são os coronéis (os grandes proprietários de terra). Essa é a política de poucos praticada com 'p' de podre, de presepada, de palhaçada. (aliás, essa rima poderia ir além).

Rei Lear: "Já viste um cão da roça ladrar prum miserável? (...) E o pobre diabo correr do vira-latas? Pois tens aí a imponente imagem da autoridade; até um vira-lata é obedecido quando ocupa um cargo."
(Shakespeare)

Sai Presidente, entra Presidente e a (grande) mudança é apenas física. As ideias são as mesmas de antes, os envolvidos também são os mesmos de sempre - direta ou indiretamente. Só saem quando morrem, impressionante! Mas pensando bem, um governo que submete - por anos a fio - o seu povo a um estado miserável de saúde e educação, poderia esperar uma postura diferente dos seus candidatos (à política em tempos de eleição) ou de seus governantes? Receio que não. Tirar vantagem em tudo vai além de uma simples mania, isso já virou cultura.