quinta-feira, junho 18, 2009

Do Spaghetti

Veja mais fotos interessantes aqui.

*
A palavra italiana spaghetti vem do diminuitivo de spago, que quer dizer 'corda'.

A história do meu amado macarrão
Um dos pratos mais populares de todo o mundo moderno já fazia sucesso na antiguidade. Prova disso é a existência de relatos em textos assírios e babilônios sobre a existência de uma pasta cozida à base de cereais e água, cuja data remonta a 2.500 a.c.

A primeira referência e mais próxima ao ocidente vem do macarrão cozido que está no livro de discussões rabínicas chamado Talmud, em Jerusalém. O itriyah, dos antigos hebreus, era uma espécie de massa chata usada em cerimônias religiosas.

Na Roma antiga, século VII a.c., comia-se uma papa de farinha cozida em água, chamada pultes. Com legumes e carne eram chamadas de puls púnica. Com queijo fresco e mel, puls Julia. Mas na versão mais comum, o macarrão teria chegado ao ocidente pelas mãos de Marco Polo, mercador veneziano, que visitou a China no século XIII.

Entretanto, na Itália, já em 1279, 16 anos antes do retorno de Marco Polo, foi registrada uma cesta de massas no inventário de bens de um soldado genovês de nome Ponzio Bastione. A palavra macaronis, usada no inventário, seria derivada do verbo maccari, de um antigo dialeto da Sicília, significa achatar e que, por sua vez, vem do grego makar, que quer dizer sagrado.

O termo macarrão foi usado na Idade Média para indicar vários tipos de massas. A versão mais aceita pelos historiadores faz referência aos árabes, que seriam 'os pais' do macarrão, levando-o à Sicilia no Século IX - quando conquistaram a maior ilha italiana.

Os árabes chamavam o macarrão de itrjia. Era uma massa seca para melhor conservação nas longas travessias pelo deserto. Nesta época, a Sicilia tornou-se o centro mais importante do comércio e exportação de macarrão. Os navegadores genoveses transportavam o produto para importantes portos do Mediterrâneo, como Nápoles, Roma, Piombino, Viareggio.

Fontes: LIFE e Gastronomia Brasil.