quarta-feira, julho 09, 2008

Museu virtual visita mercados, casas e prostíbulos romanos

A província de Nápoles e a cidade de Herculano inauguraram nesta quarta-feira (9) um museu arqueológico "virtual" que recria em três dimensões as ruas e as construções da cidade na época de sua destruição pela erupção do Vesúvio, em 79 depois de Cristo. As informações foram divulgadas pela AFP.

O novo museu, construído ao lado do famoso sítio arqueológico, dá aos visitantes a oportunidade de fazer um passeio de 1,2 km pela cidade, permitindo uma visita ao mercado ou a entrada em casas romanas em meio a "romanos" e "romanas" em três dimensões, que conversam de maneira descontraída.

O procedimento holográfico ultra-moderno à base de projetores tridimensionais foi instalado por uma empresa especializada e que é utilizado principalmente na Universidade de Pisa e pela montadora automobilística Fiat de Turim.

O percurso é personalizado para cada visitante por meio de um identificador que indica ao programa se a pessoa em questão é um adulto ou uma criança, um italiano ou um estrangeiro, e que se adapta para melhor recriar as imagens de uma cidade em plena atividade.

Após uma passagem pelas termas, o visitante é convidado a conhecer uma perfumaria antiga onde são destilados os perfumes da época.

O prostíbulo com suas pinturas eróticas é uma das principais atrações do museu que, entretanto, será mantida invisível para as crianças, graças ao seu identificador.

*