terça-feira, julho 08, 2008

Minga abre conta com 91 kg de moedas

Uma mendiga que morava na cidade de Calcutá, na Índia, depositou 91 kg de moedas economizadas ao longo de 44 anos nas ruas da cidade, e abriu uma conta bancária com direito a cartão de crédito e tudo!

Laxmi Das, uma jovem senhora de 60 anos, conseguiu juntar 30 mil rúpias (cerca de R$ 1,1 mil) em quatro baldes de moedas, algumas datadas até de 1961 e já sem validade.

"Mas vamos aceitar estas moedas também, pois ela é pobre e precisa de todo nosso apoio", disse o porta-voz do Banco Central da Índia, Shantanu Neogy.

Diferente do que acontece no Brasil, na Índia existe uma diretriz do Banco Central para aceitar todas as moedas já sem validade e reembolsar o depositante.

Para os funcionários do banco, a mendiga afirmou que guardava as moedas para quando chegasse à "velhice", como uma espécie de plano de aposentadoria, já que idosa demais não teria forças para pedir dinheiro nas ruas.

Os funcionários do banco afirmaram que ainda estão contando as milhares de moedas e não sabem qual é a quantia exata, pois ainda há "muitas moedas para serem contadas".



Fonte: BBC Brasil