quinta-feira, maio 01, 2008

Pode até quebrar que eu não desço do salto

Aconteceu algo terrível comigo quando estava indo de manhã para o estágio: quebrei - acidentalmente - o salto da bota na escada rolante do metrô. Meleca. Passei o dia cabisbaixa pensando no salto que se foi...Tá, não é verdade. Pensei mesmo na chuva que estava armando e que eu, sem salto, teria que enfrentar. Dito e feito.

Quando saí da redação, uma chuvinha boba. Mas antes de constatar isso, no elevador, um camarada da agência começou a falar como se estivesse 'pensando alto', sabe. Ignorei solenemente. O pobre do ascensorista não teve a mesma sorte e balançou a cabeça de modo a parecer concordar com o que era dito. Enfim.

Ao sair, tentei caminhar mais a frente para não travar nenhum tipo de contato, mas notei que o camarada estava bem atrás de mim e continuou a 'pensar alto'. Quando ele diretamente disse:

- Nossa, vc é alta, hein?
Putz, era comigo. Que merda! Pensa rápido, pensa rápido:
- É, sou sim.
Silêncio. Ele fala:
- Que chuva, hein? Nem trouxe meu guarda-chuva. Sempre tenho dois: um em casa e outro na redação. Mas hj os dois estão em casa...
- Ah, tá, digo.
- Poxa, menina, vc é alta mesmo!
- Sou sim. Quebrei o salto hj, tá difícil de andar nessa chuva, um saco.
- É, vi que vc estava mancando - sou observador - e só agora pouco percebi que seu salto estava quebrado. Que merda, né?
- É, uma merda - concordo.
- Vou lá, valeu.
- Valeu, ele diz. Bom descanso!
- Obrigada, pra vc tb!

As pessoas até que são sutis quando querem ser. Voltei de metrô com a sensação de que todo mundo olhava para o meu salto quebrado. Foda-se. Menos um dia. Cheguei em casa e dormi feito um anjo. Como é bom dormir a tarde...

*