sexta-feira, maio 30, 2008

O Amor em Tempos de Desamor

A escritora Maria Adelaide Amaral foi e levou a platéia às lágrimas ao falar nesta sexta-feira (30), sobre "Grandes Amores Universais", na sessão de encerramento do XX Fórum Nacional.

O tema - "O Amor em Tempos de Desamor" - levou-a a descrever histórias sobre grandes amores, de Abelardo e Heloísa até Jorge Amado e Zélia Gattai.

Deixou para o fim o romance entre André e Dorine Gorz, casados durante 60 anos e que está contido no livro "Carta a D", que frequenta a lista dos best-sellers.

Maria Adelaide leu o trecho em que André vendo que Dorine caminhava para a morte, por causa de um câncer, escreve: "A noite eu vejo às vezes a silhueta de um homem que, numa estrada vazia e numa paisagem deserta, anda atrás de um carro fúnebre. Esse homem sou eu e é você que esse carro leva. Não quero assistir à sua cremação, nem quero receber a urna com as suas cinzas."

A carta foi escrita entre os dias 21 de março e 6 de junho de 2006.

Em setembro foram encontrados mortos lado a lado, assinalou chorando Maria Adelaide Amaral, o que fez a platéia também chorar e irromper em aplausos.

*